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Diretoria
Seguindo as diretrizes estratégicas determinadas pelo Conselho de Administração, a Diretoria da Pague Menos é responsável pela gestão operacional dos negócios composta por:
Nome Cargo eletivo ocupado Data da eleição Prazo do mandato
Mário Henrique Alves de Queirós Diretor Presidente  30/04/2019 2 anos
Josué Ubiranilson Alves Diretor Vice-Presidente de Gente e Gestão 30/04/2019 2 anos
Patriciana de Queirós Rodrigues Diretora Vice-Presidente Comercial 30/04/2019 2 anos
Carlos Henrique Alves de Queirós Diretor Vice-Presidente de Expansão e Engenharia 30/04/2019 2 anos
Pedro Ronaldo Praxedes Diretor Vice-Presidente de Tecnologia e Supply 30/04/2019 2 anos
José Carlos Rafael de Assis Vasquez Diretor Vice-Presidente de Operações e Digital 30/04/2019 2 anos
Luiz Renato Novais Diretor Vice-Presidente Adm., Financeiro e RI 30/04/2019 2 anos
Jorge Alexandre Jubilato Araújo Diretor de Gente e Gestão 30/04/2019 2 anos
Geraldo de Lima Gadêlha Filho Diretor Jurídico 30/04/2019 2 anos
Eduardo Pereira dos Santos Diretor de Compras 30/04/2019 2 anos
Rosilândia Maria Alves de Queirós Lima Diretora de Marca Própria 30/04/2019 2 anos
Cesar Heiki Tanaka Diretor de Expansão e Engenharia 30/04/2019 2 anos
Aline Couto Alves Girão Diretora de Relacionamento com Clientes 30/04/2019 2 anos
Thiago Bernadelli de Moraes Chicaroni Diretor de Gerenciamento de Categorias e Pricing 30/04/2019 2 anos
Thiago da Cunha Peixoto Ladeira Diretor de Digital e Inteligência de Mercado 30/04/2019 2 anos
Francilene Couto Alves Diretora da Farmácia de Manipulação 30/04/2019 2 anos
Afro José Campos de Vasconcelos Diretor de Infraestrutura de Tecnologia 30/04/2019 2 anos
Marcos Antônio Almeida Silva Diretor de Aplicações de Tecnologia 30/04/2019 2 anos

 

Mário Henrique Alves de Queirós. Nascido em 13/03/1978, é nosso Diretor Presidente. Graduado em Administração de Empresas pela Universidade de Fortaleza em 2010. O Sr. Mário iniciou suas atividades profissionais em 1997 na Pax Corretora de Valores e Câmbio Ltda., no cargo de operador de mesa. Nessa função, participou do processo de privatização da Coelce, como integrante do consócio Pax/CVC/Banco Indosuez/ Banco Liberal, coordenando os trabalhos de formação dos Clubes de Investimentos dos servidores da nossa Companhia. Em 1998, o Sr. Mário passou a integrar nossa Companhia, tendo ocupado os seguintes cargos: Estoquista, Auxiliar de Qualidade, Gerente Trainee, Gerente de Montagem de Loja, Gerente de Manutenção, Gerente Delivery e Gerente de Marketing. Durante seus anos na nossa Companhia, o Sr. Mário foi responsável pela 1ª campanha publicitária em nível nacional “Aniversário de 25 anos da Pague Menos”, quando experimentamos um aumento de nosso ticket  médio em 39%. Em 2007, o Sr. Mário retornou à Pax Corretora para atuar como Vice-Presidente e, atendendo aos requisitos da CVM, foi responsável pela reestruturação da mesma transformando-a de correspondente em uma corretora oficial membro da BM&FBOVESPA. Em 2011, o Sr. Mário regressou à nossa Companhia para iniciar a área de Planejamento e Relações com Investidores juntamente com o Financeiro, cargo que exerceu até agosto de 2016. Em dezembro de 2015 foi eleito Presidente da Companhia e no fim de 2018 acumulou o cargo de Presidente do Conselho da Companhia.

 

Atualmente, é nosso Diretor Presidente.

 

Josué Ubiranilson Alves. Nascido em 07/10/1953, graduou-se em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual do Ceará em 1978, sendo pós-graduado em Gestão Empresarial na Fundação Dom Cabral. Iniciou suas atividades profissionais em 1979, na Empresa EMATER-CE, exercendo o cargo de chefe de subáreas – Extensão Rural. Em 1982 ingressou na Companhia, para exercer a função de Diretor Administrativo sendo responsável na Companhia pela descentralização e desenvolvimento das atividades administrativas nos setores de Contas a Pagar, Contas a Receber, Patrimônio, Compras, Logística e Recursos Humanos, função que exerceu até o fim de janeiro de 2019, em cumulação ao cargo de Vice-Presidente. A partir de fevereiro/2019 assumiu o cargo de Diretor Vice-Presidente de Gente e Jurídico.

 

Atualmente, é nosso Diretor Vice-Presidente de Gente e Jurídico e membro do nosso Conselho de Administração.

 

Patriciana Maria de Queirós Rodrigues. Nascida em 24/03/1976, é graduada em Engenharia Civil pela Universidade de Fortaleza (1999), tem especialização em Marketing pelo CETREDE e MBA também em Marketing pelo CEDEPE. Atualmente, é Diretora Comercial da nossa Companhia. A Sra. Patriciana iniciou suas atividades profissionais em 1995 nas Farmácias Pague Menos no Setor de Serviços Especiais, onde foi responsável pela implementação do nosso cartão de crédito privatelabel e dos serviços de revelação de filmes. Em 2001, após um período como gerente trainee, assumiu nossa Gerência de Marketing, quando foi responsável por todo o nosso planejamento de marketing, e, com isso, pela elaboração de inúmeras campanhas publicitárias em nível nacional e pela realização de varias edições do Encontro de Mulheres Pague Menos. Em 2004, assumiu a Diretoria Comercial, ficando assim responsável também pela negociação junto a industrias farmacêuticas e de higiene pessoal e beleza, nacionais e internacionais. Ainda como Diretora Comercial, realizou dois Fóruns de Varejo Farmacêutico em São Paulo, reunindo os principais nomes do segmento de varejo farmacêutico do País. Foi indicada para o Prêmio Profissionais de Marketing 2009. A Sra. Patriciana participou de 1995 a 2002 como membro da coordenação da AJE – Associação de Jovens Empresários e, por meio dessa associação, liderou vários projetos como missões empresariais para México, Espanha e Chile. Em 2017 foi eleita Diretora Vice-Presidente Comercial.

 

Atualmente, é nossa Diretora Vice-Presidente Comercial.

 

José Carlos Rafael de Assis Vasquez. Nascido em 07/03/1970, graduou-se em Administração pela Universidade Metropolitanas Unidas (UniFMU) em 1994 e adquiriu o título de pós-graduação em Administração de Negócios pela Universidade Mackenzie em 2003,concluiu também o curso do programa de executivos sêniores (C Level) pela London Business School em 2011. Iniciou suas atividades profissionais em operações de loja (programa trainee) no Carrefour no ano de 1992 onde permaneceu por 2 anos até atingir a posição de Gerente de Setor. Em 1995 iniciou na empresa Walmart Brasil,aonde passou por diversos cargos,tendo iniciado como gerente de seção até chegar à posição de vice presidente executivo,atuou como diretor superintendente do Atacadista Roldão e nos anos de 2015 à 2018 trabalhou na empresa Cencosud Brasil (bandeiras Prezunic e Bretas),na função de diretor geral. Entrou na Companhia em março de 2018 como Diretor de Operações e E-commerce e no inicio de 2019 foi eleito ao cargo de Diretor Vice-Presidente de Operações e Digital.

 

Atualmente, é nosso Diretor Vice-Presidente de Operações e Digital.

 

Pedro Ronaldo de Carvalho Praxedes. Nascido em 23/05/1966, graduou-se em Administração de Empresas pela Universidade Estadual do Ceará – UECE, em 1988, sendo pós-graduado em Informática, pela Universidade de Fortaleza – UNIFOR; em Finanças e Projetos, pela Fundação Dom Cabral – UFMG; e em Administração de Empresas (MBA EXECUTIVO), pelo Instituto Coppead da UFRJ – Universidade Federal do Rio de Janeiro. Também participou de vários treinamentos de extensão em TI e Logística, tanto no Brasil e Exterior, bem como de diversas feiras e congressos, tanto como participante e também como palestrante. Iniciou suas atividades profissionais em 1987 nas Empresas Casas Pernambucanas, no cargo de analista de sistemas. Após ter vivenciado experiência profissional na Secretaria da Fazenda do Estado e na Fiação Nordeste do Brasil, em 1993, passou a fazer parte das Farmácias Pague Menos S/A exercendo a função também de analistas de sistemas, cargo que ocupou até 1998. Até 2000 exerceu o cargo de assessor de sistemas. Neste mesmo ano foi nomeado Diretor de Sistemas e em 2002 acumulou o cargo de Diretor de Logística desta recém-criada diretoria. No inicio de 2019 foi eleito ao cargo de Diretor Vice-Presidente de Tecnologia e Supply.

 

Atualmente, é nosso Diretor Vice-Presidente de Tecnologia e Supply.

 

Carlos Henrique Alves de Queirós. Nascido em 18/03/1975, graduou-se em Administração pela Universidade Paulista, em 2005, e possui curso de extensão universitária em Management and Business Track, pela Universidade de Berkeley, nos EUA. Iniciou suas atividades profissionais na Companhia, em 1999, exercendo a função de estoquista. Ao longo dos anos exerceu diversas funções na Companhia, tais como: Balconista, Gerente Supervisor, Supervisor, Gerente Regional e Gerente de Operações, até ser nomeado, em 2010, para o exercício da função de Diretor de Expansão e Novos Negócios da Companhia, atividade que exerce até hoje. Foi responsável pela abertura e gerenciamento de 400 lojas, bem como pela expansão da Companhia para os Estados da Bahia e demais Estados do Nordeste, São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná.

 

Atualmente, é nosso Diretor Vice-Presidente de Expansão e Novos Negócios.

 

Luiz Renato Novais. Nascido em 14/06/1976, graduou-se em Ciências Contábeis pela Universidade de São Paulo - USP em 2001 e adquiriu o título de pós-graduação em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas – FGVSP em 2004. Iniciou suas atividades profissionais em auditoria no ano de 1998 na Arthur Andersen, empresa que posteriormente foi incorporada no Brasil pela Deloitte Touche Tohmatsu, onde permaneceu por 7 anos até atingir a posição de Gerente de Auditoria. Em 2005 assumiu a posição de Assistant Controller e no ano seguinte a posição de Controller no McDonalds Brasil, onde participou da certificação da Lei Sarbanes Oxley, do processo de venda da empresa ocorrida em 2007 para o grupo Arcos Dourados e do IPO realizado em 2010 na Bolsa de Valores de Nova Iorque (NYSE). Entre os anos de 2006 a 2011 exerceu também a posição de Diretor Superintendente da McPrev (Sociedade de Previdência Privada dos funcionários do McDonalds). Em 2011 assumiu a posição de Diretor Financeiro e Tecnologia da Informação na L’Occitane Brasil e no ano de 2013 a posição de Diretor Financeiro do grupo DPSP, formado pelas Drogarias Pacheco e Drogaria São Paulo. Em 2016 entrou na Pague Menos com o cargo de Diretor Financeiro e de RI e no inicio de 2019 foi eleito Diretor Vice-Presidente Administrativo, Financeiro e Relações com Investidores.

 

Atualmente, é nosso Diretor Vice-Presidente Administrativo, Financeiro e Relações com Investidores.

 

Jorge Alexandre Jubilato Araújo. Graduou-se em Administração de Empresas pela UNIFAI - Centro Universitário Assunção (Atual PUC Ipiranga) e Mestre em Administração com linha de pesquisa em gestão de pessoas e organizações pela UMESP – Universidade Metodista do Estado de São Paulo. Atua a 23 anos na área de RH, ocupando função executiva em empresas nacionais e multinacionais (Carrefour, Fast Shop, C&C Casa e Construção, Roldão Atacadista, Supermercados Nagumo, e atualmente, Farmácias Pague Menos). É professor universitário ministrando disciplinas relacionadas à área de RH em cursos de graduação e pós-graduação, tendo lecionado na UNINOVE, UBS Escola de negócios e FIA; é Diretor Vogal do IBEVAR – Instituto Brasileiro de Executivos do Varejo.

 

Atualmente, é nosso Diretor de Gente e Gestão.

 

Geraldo de Lima Gadêlha Filho. Graduado em história pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) em 1973; Administração de Empresas pela (UECE) em 1979 e em Direito pela Universidade de Fortaleza em 1998. Tem especialização em Direito Empresarial pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e Centro de Excelência Empresarial pela Bolsa Regional. Obteve seu mestrado na Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas – EAESP (FGV). Foi membro do Conselho de Administração da Bolsa de Valores Regional e Presidente da Associação Brasileira dos Analistas do Mercado de Capitais ABAMEC - CE. Foi Presidente da APIMEC – Nordeste e membro do Conselho diretor da APIMEC - Nacional. Exerceu atividades no Banco do Nordeste do Brasil; foi Chefe dos Departamentos de Comunicação Social, Serviços Bancários e Mercado de Capitais; Diretor Executivo da PAX Corretora de Valores. Exerceu as seguintes atividades de magistério: Administração Financeira e Mercado de Capitais na Associação dos Bancos Comerciais Estaduais; Administração e Mercado de Capitais na Associação de Bancos do Ceará; Administração Financeira e Mercado de Capitais na Universidade Estadual do Ceará. Foi professor dos cursos de Pós Graduação Lato Sensu na Universidade de Fortaleza nas disciplinas Contabilidade Geral, Administração Geral e Administração Financeira e Coordenador do Programa de Especialização em Administração Financeira.

 

Atualmente, é nosso Diretor Jurídico.

 

Eduardo Pereira dos Santos. Graduou-se em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas – EAESP em 1997 e adquiriu o título MBA em Varejo pela FIA/USP em 2001. Iniciou suas atividades profissionais no ano de 1997 na Esso Brasileira de Petróleo Ltda. como trainee, onde permaneceu por 5 anos até atingir a posição de Gerente de Território. Em 2002 assumiu a posição de Gerente de Combustíveis no Grupo Pão de Açúcar. Entre os anos de 2006 a 2008 exerceu a posição de Gerente de Novos Negócios no Makro Atacadista. Em 2008 assumiu a posição de Gerente de Combustíveis no Walmart Brasil e em 2011 passa a ser Diretor de Operações de Farmácias nasregiões sudeste e centro-oeste. No ano de 2014 assume a direção geral da unidade de negócios de drogarias do Grupo Carrefour Brasil, liderando as áreas de Operações, Comercial, Supply e Regulatórios.

 

Atualmente, é nosso Diretor de Compras.

 

Rosilândia Maria Alves de Queirós Lima. Graduou-se em Administração de Empresas pela Universidade de Fortaleza em 1996, tem pós-graduação em Gestão de Projetos pela Fundação Dom Cabral (FDC) e concluiu MBA em Finanças pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (COPPEAD) em 2008. A Sra. Rosilândia iniciou suas atividades profissionais em 1990 nas Farmácias Pague Menos no Setor Financeiro, onde foi responsável pelas atividades específicas de tesouraria, arrecadação e contas a pagar. Em 1998, após um período como Gerente de Estoque, assumiu a Gerência de Estoques da empresa Joongbo Química do Brasil, atuante no segmento químico, na qual foi responsável pelo estoque, entrega de mercadorias dos clientes e transportes. Em 2002, assumiu a Gerência de Relacionamentos com Clientes, lidando com PBMS do Brasil S/A. Em 2005, passou para o cargo de Controller da nossa Companhia e em 2016 ocupou o cargo de Diretora de Gerenciamento de Categorias da companhia.


Atualmente, é  Diretora de Marca Própria.

 

Cesar Heiki Tanaka.Graduou-se em Direito, pela Faculdade de Direito Cândido Mendes, adquiriu título de pós-graduação em Administração Financeira pela Fundação Getúlio Vargas no Rio de Janeiro e concluiu o MBA em Gestão de Negócios pelo IBMEC. Atua na área imobiliária a 20 anos, exercendo funções executivas em empresas nacionais e multinacionais tais como Banco Boavista InterAtlântico, Bradesco Seguros, Decathlon, McDonald’s Brasil, GuardeAqui Self Storage, Burger King e Drogaria Onofre. Como consultor terceirizado de expansão foi responsável pelo planejamento e abertura de várias lojas de empresas como Restaurante Madero, Polo Wear, NYX entre outras.

 
Atualmente, é nosso Diretor de Expansão e Engenharia.
 
Aline Couto Alves Girão. Graduou-se em Administração de Empresas na Universidade de Fortaleza em 2004 e MBA Executivo com Foco em Empreendedorismo pela BBS (Brazilian Business School) em 2006. A Sr. Aline tem carreira estabelecida na Rede de Farmácias Pague Menos desde 2001, contribuindo principalmente nas áreas de Compras, Gerenciamento por Categorias e Operações e Vendas. Neste último, exercendo os cargos de Gerente de Metas e, em seguida, Gerente de Vendas. O objetivo era desenvolver estratégias para aumentar vendas, diminuir custos, garantir uma comunicação eficiente e informações atualizadas. Atualmente, como Diretora de Vendas, o desafio é expandir estes objetivos para mais áreas que foram agregadas como Fidelidade, Marca Própria, Relacionamento com Clientes, Atendimento de Medicamentos Especiais, Venda de Serviços, já considerando a área de Vendas.
 
Atualmente, é nosso Diretora de Relacionamento com Clientes.
 
Thiago Bernadelli de Moraes Chicaroni. Graduou-se em Engenharia Elétrica pela Escola Politécnica da USP, com dupla formação em Engenharia Generalista pela Ecole Centrale de Lyon na França, ambos em 2010. Trilhou carreira em consultoria estratégica trabalhando na consultoria A.T. Kearney por 7 anos, desde o cargo de analista até Gerente de Projetos. Atuou em projetos de M&A, P&I e Planejamentos Estratégico e Eficiência Operacional para empresas de diversos setores, principalmente Bens de Consumo e Varejo. Em 2017 assumiu o cargo de Gerente Executivo de Gestão de Categorias, Precificação e Análise de Estoques na Pague Menos. Em 2019 foi promovido para Diretor de Gestão de Categorias e Precificação.
 
Atualmente, é nosso Diretor de Gerenciamento de Categorias e Pricing.
 
Thiago da Cunha Peixoto Ladeira. Graduou-se em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) em 2006. Iniciou suas atividades profissionais em consultoria no ano de 2007 no Instituto de Desenvolvimento Gerencial. Em 2011 foi um dos sócios fundadores do Instituto Aquila de Gestão, empresa de consultoria onde atuou com o líder de projetos nos segmentos: Varejo, Alimentar, Construção Civil e Logística. Atuou em projetos de planejamento estratégico, gestão de processos, gestão de custos e despesas, excelência operacional e gestão de capital empregado.
 
Atualmente, é nosso Diretor de Digital e Inteligência de Mercado.
 
Francilene Couto Alves. Iniciou suas atividades profissionais como Assistente de Contas a Pagar da nossa Companhia em 1985. Em 1991, passou para a Coordenadoria da nossa área de Recursos Humanos e, a partir de 2001, tornou-se Superintendente do nosso Laboratório de Manipulação. Em 2006, passou a fazer parte da Diretoria Financeira do Colégio Essencial.


Atualmente, é nossa Diretora da Farmácia de Manipulação.

 

Afro José Campos de Vasconcelos. Graduou-se em Processamento de Dados na Faculdade de Ciências Tecnológicas de Fortaleza em 2004. Certificado em ITIL v2 e v3, COBIT 4.5 e Auditor interno ISO 27001. Iniciou suas atividades em 1988 como instrutor no Curso Data Center Informática, Em 1992 Assumiu a Gerencia de Processamento de Dados em F. J. Greggio Com. E REP e Gerente de Desenvolvimento nas Lojas Paraiso de 1993 a 1998. Em 1998, criou a empresa ATEC Consultoria e Informática, onde ficou a frente até 2002 quando ingressou na Rede de Farmácias Pague Menos, como gerente de tecnologia até 2019 onde foi nomeado Diretor de Tecnologia.

 
Atualmente, é nosso Diretor de Infraestrutura de Tecnologia.
 
Marcos Antônio Almeida Silva. Graduou-se em Administração de Empresas na Universidade de Fortaleza em 2002, pós-graduado em Gerência Estratégica da Informação na Universidade de Fortaleza em 2006. Certificado em ITIL V2/V3, ISO 27001 e ISO 20000. Atua a 32 anos na área de desenvolvimento de aplicações, sendo 20 anos ocupando a cadeira como Gerente. Iniciou sua carreira em 1986 nas Casas Pernambucanas como estagiário de desenvolvimento de sistemas, galgando diversos cargos dentro da área de TI em empresas no ramo de Varejo, Público e Indústria. Iniciou nas Farmácias Pague Menos prestando serviços em 1988, em 1993 veio compor o quadro como Analista de Sistemas e em 1998 assumiu a Gerência da Sistemas. Como Gerente participou de vários projetos importantes, entre eles a implantação do ERP SAP Financeiro/Contábil; Sistema Fiscal Mastersaf; Sistema de otimização de preços Profimetrics; entre outros. Colaborou ativamente na implantação das metodologias ágeis SCRUM e KANBAN, juntamente com o Núcleo de Inovação da companhia, e do Visual Studio Team Services o qual todo o fluxo de desenvolvimento foi migrado para nuvem. Também participou de vários treinamentos de extensão em TI, tanto no Brasil e Exterior, bem como feiras e congressos de grandes fornecedores como IBM e Tableau.
 
Atualmente, é nosso Diretor de Aplicações de Tecnologia.