Texto Diminuir Fonte Aumentar Fonte Voltar Imprimir E-mail Download
Código de Conduta e Ética
Empreendimentos Pague Menos S.A.
CNPJ/MF nº 06.626.253/0001-51
NIRE: 23300020073
Rua Senador Pompeu, 1520
Fortaleza – Ceará - Brasil
13 de março de 2017 

 

1. Introdução

 

O Código de Conduta e Ética Profissional Pague Menos abriga as crenças, valores e diretrizes que regem as relações interna e externa da Companhia. É a expressão dos compromissos assumidos entre o corpo funcional e com todos os que se relacionam com a Pague Menos.

 

Nossa história é feita de ousadia, simplicidade, ética, grandes conquistas e, sobretudo, valores sólidos que fazem da Pague Menos mais do que uma realizadora de negócios. Sem ônus a toda a estrutura que garante nossa competitividade no mercado, a Pague Menos coloca-se ao lado dos interesses sociais tomando parte no desenvolvimento do país.

 

Nossa companhia investe no bem-estar físico, psicológico e social de seus colaboradores, visando a sua plena realização pessoal e profissional. Somos uma companhia de sucesso porque acreditamos nas diversas competências de cada um, seja no trabalho individual, seja em equipe. Essa visão, aliada à busca constante por vencer desafios e alcançar novos espaços, permite-nos contribuir para a boa qualidade de vida no nosso país, oferecendo o melhor serviço farmacêutico e comprometendo-nos, também, com o desenvolvimento sustentável, com práticas que não agridam o meio ambiente.

 

Com o compromisso de todos os que fazem a Pague Menos, o Código de Conduta e Ética Profissional confirma a excelência dos valores que regem nossas ações. Com ele, podemos colher grandes realizações e conquistar novos desafios.

 

A Presidência

 

2. Missão,Visão, Valores e Princípios

 

O que torna a Pague Menos única como companhia é sua cultura, o modo como os colaboradores interagem entre si, com clientes, parceiros e o mercado, e, sobretudo como toma suas decisões.

 

É importante que alcancemos resultados, mas o “como” alcançamos é igualmente importante. O Código de Conduta e Ética Profissional é parte integrante da cultura da Pague Menos e está refletido em nossos valores e atitudes como:

 

- Integridade – Agir com ética

 

- Respeito – Conviver com as diferenças

 

- Responsabilidade socioambiental – Bem-estar de colaboradores, parceiros e clientes e respeito ao meio ambiente, de modo sustentável

 

Os valores, missão e princípios da Pague Menos estão estritamente relacionados com o Código de Conduta e Ética Profissional que orienta a forma pela qual tomamos decisões e agimos.



Missão

 

Encantar pessoas, promovendo saudabilidade, através de atitudes inovadoras e cidadãs.



Valores

 

• Integridade

• Comprometimento

• Valorização humana

• Superação de resultados

• Melhoria contínua

• Inovação

• Sustentabilidade

 

Princípios

 

• Os clientes são nossa razão de ser;

• Os fornecedores são nossos parceiros;

• Os colaboradores são agentes e beneficiários do nosso desenvolvimento;

• Somos uma companhia cidadã;

• Ética e proatividade nas relações com todas as partes interessadas.

• Respeitamos os direitos humanos e não admitimos nenhuma forma de exploração, discriminação e desrespeito em nossas atividades, ambientes e cadeia de valor;

• Adotamos diretrizes e práticas de sustentabilidade empresarial;

• Não usamos qualquer forma de artifício, imposição ou constrangimento em nossas operações e negócios;

• Fornecemos de modo claro e correto as informações de que nossos públicos de relacionamento necessitam para tomar decisões relativas à Companhia;

• Cumprimos as leis, normas e regulamentos dos estados e municípios onde atuamos em todas as instâncias.

 

O tripé Inovação, Cidadania e Conveniência é a base de sustentação estratégica do crescimento das Farmácias Pague Menos.

 


3. O Programa de Integridade da Pague Menos

 

A Pague Menos busca manter suas práticas alinhadas com as normas e leis aplicáveis que tornam seus relacionamentos mais transparentes, primando pela licitude das condutas internas e práticas assumidas pela Pague Menos perante terceiros.

 

Para tanto, a Pague Menos está desenvolvendo seu programa de integridade, também conhecido por programa de compliance, aplicado indiscriminadamente a todos os colaboradores, diretores e gerentes da Pague Menos.  Parte dessas regras se estendem aos fornecedores contratados pela Pague Menos, bem como a prepostos e quaisquer terceiros que atuem pela Companhia sob qualquer pretexto, para assegurar que as contratações feitas pela Pague Menos continuem primando pela observância da lei e das regras da própria Pague Menos.

 

O programa de integridade é composto por diversos temas abarcados pelo Código de Conduta e Ética Professional. Estes temas são tratados abaixo e possuem políticas próprias que pautam as atividades de toda a Pague Menos.

 

Todas as regras representam um recurso para orientar a todos que trabalham na Pague Menos a lidar tanto com questões internas como com questões externas que venham a ocorrer durante o desempenho de suas atividades e responsabilidades.

 

•    Comitê de Conduta e Ética

 

Dentro da Pague Menos, cabe ao Comitê de Conduta e Ética, órgão de assessoramento da Presidência e do Conselho de Administração da Companhia:

 

- Avaliar continuamente as normas contidas neste Código e nas Políticas, bem como deliberar sobre as propostas de revisão e atualização da área de Auditoria interna;

 

- Deliberar sobre dúvidas de interpretações e submeter ao Presidente e ao Conselho de Administração para referendo; e

 

- Zelar pela supremacia da ética na Companhia.

 

O Comitê de Conduta e Ética será acionado em casos de denúncia ou de investigação que apontem para condutas contrárias às regras deste Código de Conduta e Ética Profissional e às Políticas da Pague Menos.

 

• Acesso ao Código de Conduta e Ética Profissional e às Políticas da Pague Menos

     

Todos os colaboradores, gerentes, membros do Conselho de Administração e diretores da Pague Menos tomarão conhecimento deste Código e das Políticas da Pague Menos, assinando termo de compromisso de observância e cumprimento das regras.

 

Além disso, o Código de Conduta e Ética Profissional e as Políticas da Pague Menos estão disponíveis na intranet.

 

Aqueles que desejaram nova cópia impressa do Código de Conduta e Ética Profissional e as Políticas da Pague Menos podem solicitá-la ao setor de Recursos Humanos da Pague Menos.

 

• Treinamento

 

Colaboradores, gerentes, membros do Conselho de Administração e Diretores da Pague Menos [recebem/receberão] treinamento sobre o Código de Conduta e Ética Profissional e as Políticas da Pague Menos. Os treinamentos terão registro de presença e serão atualizados periodicamente.

 

•    Canais de contato

 

Práticas ou suspeita de práticas contrárias às regras do Código de Conduta e Ética Profissional e às Políticas da Pague Menos devem ser reportadas ao Canal de Ética, que fará a verificação das informações e eventualmente conduzirá investigação, podendo resultar em sanções contra aquele que praticou a conduta.

 

O Canal de Ética também disponível

 

- Via internet, pelo site www.canaldeetica.com.br/paguemenos

- Por telefone: 08007921012, de segunda a sábado, das 9h às 21h

 

Eventualmente, poderá solicitar atendimento pessoal, que acontecerá em local reservado.

 

• Proteção a denunciantes

 

Toda denúncia feita no Canal de Ética é confidencial e é estritamente vedada a prática de retaliação contra quem comunicar suspeitas ou colaborar na apuração de violações deste Código. Qualquer retaliação sujeita o seu autor a medidas disciplinares previstas em procedimento interno.

 

 

Para acessar o documento completo, clique aqui.